segunda-feira, 5 de abril de 2010

Mostragem de algumas dinâmicas de grupo

Estas técnicas de dinâmicas de grupo foram exploradas nos encontros de educadores freinetianos para aquecimento socializador ,tanto nas brincadeiras ou conteúdos de estudo entre os mesmos.Nas salas de aula do ensino fundamental II (da 5ª a 8ª série ),divertia e estimulava o processo ensino aprendizagem.
TÉCNICAS GRUPAIS
1_ É com esse que eu vou:
O animador seleciona cinco ou seis assuntos para a turma estudar e copia-os em cartolina, colocs
ando-os em seguida,nas blusas de alguns participantes.Estes colocam-se no centro do grupo, enquanto os outros, dependendo de suas dificuldades, escolhem um dos temas, formando, assim 5 ou 6 equipes de estudo. No grupão,após o estudo, os relatores apresentam suas conclusões.
2_Reportagens ou canais de TV:
O animador apresenta um assunto e divide o grupão em 4 equipes (cada uma recebe o nome de um canal de TV). Os participantes estudam o tema e em seguida os canais entram no ar, um após outro, apresentando o seu tema. No final poderá haver uma avaliação sobre as apresentações, levando em conta a participação de cada um, a criatividade,etc.
3_Anjo da guarda:
Após o estudo do assunto os relatores dos grupos fazem um círculo no centro do grupão, auxiliados por um representante de seu grupo, para discutir o tema proposto pelo animador. Estes auxiliares são "anjos da guarda" que ajudam (verbalmente) seus relatores durante o debate. As equipes, embora não possam falar, podem ajudar, escrevendo ao anjo da guarda. Os relatores debatem o assunto e os anjos da guarda intervém quando são solicitados.
4_ZIG-ZAG ou técnica do X:
Após o estudo em equipe, o animador divide a turma em dois grupos e coloca-se frente a frente. Um participante da fila A inicia o jogo,fazendo uma pergunta para o participante do outro lado (B). Este, caso responda corretamente,faz uma pergunta a um participante do grupo oposto e aswsim por diante. Vence o grupo que faz maior número de pontos.
5_ADVOGADO DO DIABO:
O animador divide o grupão em 5 grupos e determina um assunto para cada um. Escolhe 5 participantes para serem os advogados do diabo.Enquanto as equipes se preparam, eles estudam e preparam perguntas sobre os temas. Na apresentação das conclusões, tentam, de todas as maneiras derrubar as equipes.
Estas técnicas quando feitas primeiro entre professores,reabilita-os a explorar com a maior tranquilidade entre o alunado. muitas outras dinâmicas usadas por nós educadores serão mostradas em outras páginas deste diário,documentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário