quarta-feira, 14 de abril de 2010

Entrevista com Pe.Batista Poinelly,alunos freinetianos-1997

De acordo com Elisabeth Maggio e Fábio Sgroi-1998p37,"A opinião de uma única pessoa ou seu ponto de vista sobre determinados temas são transcritos ,juntamente com as perguntas do reporter".

Iniciando a entrevista:Padre Batista Poinelly-1997
Aluno Samuel:Quanto tempo o senhor é padre?
Padre Batista:Eu me ordenei no ano de 1957. Faz 40 anos que sou padre.Sou italiano.Estudei na Itália,trabalhei três anos em Roma e fazem 36 anos que estou aqui em Fortaleza e no Brasil.
Aluno Igor:Porque o senhor tomou esta decisão de ser padre?
Padre Batista:Eu tomei porque me senti profundamente chamado por Deus.A decisão chega do alto,aos poucos eu senti nacessidade de ajudar os outros,me santificar, pedi muito conselho.Sou padre com muita vocação,satisfação e sou muito realizado.
Aluna Priscila:Todo padre ou Freira tem uma vocação?
A vocação é um chamado de Deus,algo muito forte de Deus.
AlunoIsrael:Como o senhor descreve esta vocação?
Padre Batista;Eu tinha 17 anos,não tinha sentido nenhuma vocação.Eu senti este chamado,analisei e resolvi ser padre.
Aluna Priscila Morais:Quanto tempo o senhor passou no seminário?
Padre Batista:No seminário não passei muitos anos,entrei com vocação adulta,mas passei 10 anos,fazendo os estudos.Quando veio a guerra na minha terra ninguém podia estudar.
Aluno Felipe:Antes de ser o que o senhor fazia?
Padre Batista:Eu era um jovem como todos os outros.Trabalhava,ajudava as pessoas da minha casa,fazia também trabalho de pastor de cabras,cada qual na época,procura ter um animal,o fruto deste animal,a cabra,dava o leite para a gente poder viver.
Aluno SamuelGomes:O que significa ser padre?
padre Batista:Ser padre é uma missão divina,nós homens e mulheres,vamos fazer a evangelização.Deus coloca uma luz,uma graça,agradecemos o caminho da salvação.
Aluno Igor:O senhor poderia dar uma mensagem para os alunos da escola?
Padre Batista:Jesus ,veio dar mensagem a todo mundo e sobretudo no Evangelho,nós vemos que as pessoas que são privilegiadas, muito querida por Ele.São as crianças,os jovens,por isso os jovens têm que enfrentar o mundo com muita coragem,não se deixar abater pelas dificuldades,pelas falsas ideologias,virtudes do mundo mas virtudes da Igreja,porque Deus dá sempre a sua Graça,aqueles que lutam com coragem e amor.
Pergunta da Tia Mavan,que acompanhou a equipe: Um sonho de padre?
Padre Batista:Assistir as comemorações do "JUBILEU DE OURO" da nossa paróquia em 2002.


DE flaviana M. granzotto-1996-coordenadora do núcleo Freinet da Furb-Blumenau.SC>Brasil
"É natural sentir desejo de dividir com os outros nossas emoções e,frequentemente, dirigirmo-nos aos que nos estão próximos:colegas,familiares,amigos...Daí a escrever é só um passo...Sem perceber, seguimos espontaneamente o caminho proposto pelo mestre Freinet:comunicar,documentar,afetivamente,juntos.

Um comentário:

  1. No ano em que foi documentado a entrevista de Pe.Batista Poinelly -2010,pela tia Mavan ,é importante frizar que padre Batista ,organizou e participou em 2002,do Jubileu de ouro da paróquia Nossa Senhora de nazaré,no Montese e que o mesmo ainda se faz presença,no meio católico da paroquia em 2010.

    ResponderExcluir