terça-feira, 30 de março de 2010

Exposição de texto livre

Escritos na sala de aula e feitos a correção coletiva, posteriormente transformados em página escolar.
TEXTO LIVRE
O SOL E A LUA
autora:Patricia Gadelha Falcão(3ª série)

Era uma vez o sol e a lua, eles iluminavam a terra o tempo todo.De repente o sol nasceu e a lua falou:-Senhor sol, dá para passar o dia mais rápido? Eu já estou arrumada faz um tempão!!! E ele respondeu: -Desculpe senhora lua mas não dá para fazer isso,iria atrapalhar as pessoas lá na terra,como aquele rapaz ali. Ele está trabalhando no seu comercio , o dia iria passar rápido e ele não iria vender nada,porque não ia dar tempo. Ele tem que descansar à noite para amanhecer disposto amanhã!!
E a lua disse_você tem razão ele precisa vender seus produtos para ganhar dinheiro e construir a sua vida. Eu vi que é melhor ter calma e conseguir,do que fazer com impaciência e fazer mal feito.Assim todos serão felizes para sempre.

TEXTO LIVRE ESCRITO
A Estrelinha
autora:Carla Carvalho Veras (3ªsérie)
Era uma vez uma estrelinha que se chamava LIli. Lili era uma estrelinha muito legal e muito simpatica, todos gostavam dela, mas certo dia ela estava passeando e encontrou outra estrela. Ela era a estrela rainha, e disse para Lili:-Lili eu gosto muito de você, eu sei que você gosta de todas as estrelinhas menos da estrelinha Cacá. Ela vive sozinha, e gosta muito de você, mas você nem olha para você,quero dizer, você não olha dentro de você. Lili, você esta fazendo a coisa errada, a coisa certa é você amar o próximo. Então Lili foi até a estrelinha Cacá e disse: - Desculpa Cacá,por favor, me desculpe por tudo. _Tudo bem Lili. Já que eu te desculpei, vamos brincar...E foram felizes para sempre.

TEXTO LIVRE
Os espinhos envenenados de uma bela flor

autora:Sara Vasconcelos Cruz

Tinha uma bela rosa no jardim de uma casa e nesta casa morava dez pessoas. Uma vez a filha segunda foi no jardim pegar a rosa para dar a sua mãe. Assim que ela tocou na rosa, ela morreu. Ninguém sabia como, mas a filha mais velha, Diana, disse:-Eu sei. Ela morreu com o veneno dos espinhos da rosa. Então o terceiro filho,Carlinhos, disse:-Neste galho ! Pegou o alicate e plaf ! Quebrou a bela planta. Então todos ficaram felizes e até comemoraram a despedida da má e bela rosa envenenada.

Estes textos foram na época datilografados em papel stencil,pela professora e outras vezes pelo os próprios alunos,que adoravam a experiência. Mimiografados e distribuidos na sala de aula para fazerem a ilustração,fazendo uso da técnica desenho livre.Analisados pedagogicamente,extraímos as seguintes observações: Em cada história uma sensibilidade infantil capaz de humanizar e dar vida a elementos da natureza e aos fenômenos como,estrelas,sol,lua etc. O final feliz para sempre, predomina nesta faixa etária,(de 7 aos10 anos de idade),espécie de lembranças dos contos de fadas e histórias da carochinha, contadas na educação infanfil ou na familia,ou ainda nos livrinhos de história lidos. Qualquer educador apto em literatura infantil, verifica nos textos escritos das crianças,fragmentos de Hans Christian Anderson ou dos contos maravilhosos de Ségur. A experiência é riquissima,pratique professor a técnica texto livre Freinet.

OBS:Na página seguinte mais atividades documentadas,não deixe de ler !...

Nenhum comentário:

Postar um comentário