terça-feira, 6 de abril de 2010

O projeto jornal escolar teve no papel orientador o nosso professor e jornalista Márcio Regis. Na escola o jornal escolar foi produzido em todos os anos letivos,por todas as classes e diferentes professores.O primeiro esboço e posterior produção foi o enunciado através de um projeto.

JUSTIFICATIVA:

Montese,bairro cujo o nome homenageia a coragem dos pracinhas brasileiros na Segunda Guerra Mundial(1942), possui 47 anos de existência.(contagem da época que foi projetado o jornal)Nesses últimos trinta anos, o Grande Montese teve um crescimento maior do que a média dos bairros de Fortaleza, sendo em termos econômicos o segundo em renda per-capita e um dos mais populosos de nossa cidade.Porém, não acompanhando o desenvolvimento econômico, a situação educacional do bairro não se distancia da realidade de Fortaleza, colégios mau equipados,professores mau treinados e mau pagos, crise de valores na sociedade, principalmente a instituição familia. Contudo, acreditamos na coragem e na criatividade dos profissionais que lidam com educação,pois muitos conseguem transpor essas barreiras através de idéias simples e criativas. Acreditamos também,no poder da imprensa de unir essas idéias num espaço democratico que tenha vinculos apenas com a comunidade:JORNAL FREINET DO MONTESE.


O Centro Educacional Freinet está realizando um projeto, visando a elaboração de um jornal escolar mensal que pretende atingir toda a realidade educacional do Grande Montese. Sob a responsabilidade da Equipe Pedagógica Freinet, esse empreendimento propicia a seus patrocinadores um espaço publicitário cultural junto aos profissionais de educação e público do Grande Montese.

Conheça a nossa proposta!!!

ª)CIRCULAÇÃO-O JORNAL FREINET DO MONTESE terá uma circulação mensal,com distribuição gratuita nas escolas públicas e privadas do bairro.

b)ESTRUTURA- Papel branco, em tamanho tabloíde com seis páginas, em cor preto de impressão. Na possibilidade de uma segunda cor na capa.

c)PATROCINADORES- Empresas identificadas com o público do bairro e com os profissionais da´área de educação.

d) CUSTOS- Financiado totalmente por patrocinadores que terão seus anuncios em espaços fixos com tamanhos e preços diferenciados.Ver tabela:

0101- 0201- 0301- 0401- 0501- 0601-

0201- 0302-0402-0502-

... Até a numeração respectiva de cada, 0506.

OBJETIVO GERAL: Elaborar um jornal escolar mensal englobando o unoverso estudantil do montese. Com a participação de professores,pais e alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

_expor experiências educacionais dos diversos colégios da área, para que haja uma melhora conjunta na qualidade do ensino.
_difundir empresas,através das publicidades,que estejam relacionadas com o segmento de mercado e interessadas na melhoria cultural do jovem e da criança.
_promover eventos de caráter sócio-científico-cultural, através de campanhas do Kilo, festivais de música, exposição de arte,literatura, eventos esportivos,eventos religiosos,etc.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A partir de estudos junto a Secretaria de Educação, o Montese possui 500 colégios particulares e 100 escolas públicas, abrangendo 20000 jovens de uma faixa etária propícia a leitura de jornais, a partir dos oito anos. Existindo cerca de 3000 profissionais atuantes. Não esquecendo, que esse projeto atigirá também os pais dos alunos. Porém, esses educadores,pais e alunos não possuem ainda um espaço em que possam expressar suas idéias, experiências profissionais,valores,etc. Nossa proposta visa fazer uma ponte entre COLÉGIOS-IMPRENSA-COMUNIDADE (MONTESE) em que esse espaço democrático será garantido.
OBS: Os dados numericos coletados,são da época do projeto.Mas , houve nos últimos anos da decada de 1990,uma queda considerável de escolas no bairro,boas e sérias escolas,devido as questões mensalidade escolar,interferência do governo, e objetivo de fechar o máximo de escolas pequenas ou médias nos bairros para levar a população infantil e juvenil para a escola pública,visando a permanência apenas das grandes organizações educacionais. Situação atual reconsiderada,embora,o direito de cobrança por parte das escolas,ainda em debate. Sem mensalidade escolar paga,escolas mantidas por ideologia,carater experimental,foram a falência gradativamente.

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