sexta-feira, 16 de abril de 2010

Entrevista imaginada por uma equipe de professores

Tema:vultos históricos da educação
Entrevistado:Célestin Freinet-educador francês
-Faça uma rápida apresentação da sua pessoa.
---Meu nome é Célestin B.Freinet,nasci no final do século XIX,em 1896 no sul da França.
-Qual é o seu tema favorito de estudo?
---Escola,Vida ,Crianças e educação
-Qual a su justificativa para a escolha?
---Sou professor por opção.As quatro palavras, Interage com meus pensamentos,de que é preciso aproximar a Escola da vida,estimular esta vida,criando em meio ao caos,forças atuais ,um elemento de progresso e de libertação.
-Você tem alguma atividade predileta?
---Sim,Sim...A Tipografia
-Fale sobre isso.
---A imprensa (hoje o computador) confere à palavra uma dignidade cujo prestígio as crianças sentem profundamente.A imprensa está na base de um novo comportamento (assim como o computador) e de uma nova orientação da criança e do educador e, por conseguinte,de toda a pedagogia.
-Fale sobre uma pessoa de muita admiração.
---São muitas,mas na educação cito Adolfo Ferriére,autor da Escola ATiva,em dois volumes, cuja leitura e trabalho me impressionou e marcou minha trajetória pedagógica de escola viva.
-Um objetivo de vida de professor.
---Tornarmos mais saudável e moralizador a escola,aproximarmos os alunos dos educadores para realizarem a tarefa EDUCAÇÃO.
-Poderia completar esta frase: Eu acho que o mundo seria melhor se.....
---Cada educador,nunca dar sua tarefa de investigação por concluida,porque em grande parte ela continuará a ser uma tarefa de adaptação constante,não pode caber a um homem,por muito genial que seja.Deve resultar de elaboração de todos os educadores diretamente interessados na terefa que encetaram.
-Um rápido Ping-pong.
---Idade?---1896-1966
-Aniversário?---!5 de outubro
-Família?---Élise,minha esposa e Madeleine,minha filha
-Animal de estimação?---Os pássaros !!!
-Cor favorita?---As cores da natureza
-Comida favorita?---Naturais
-Esportes favoritos?---Os jogos populares,livres e lúdicos ao mesmo tempo socializadores.Coletivos ou de equipes,duplas,etc. Todo esporte que eduque humanizando as competições.
OBS:As respostas foram retiradas dos livros escritos pelo pedagogo.Aproveitamos textos e formalizamos perguntas e respostas que tivessem,apesar de imaginadas,a cara de Freinet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário