segunda-feira, 12 de abril de 2010

JORNAL ESCOLAR FREINET - Entrevistas

Jornal Escolar Freinet:Uma entrevista
Os alunos do ensino fundamental após discussão na oficina se organizaram em equipes e cada uma foi na busca e na realização de suas tarefas. O tema foi "Personalidades da Comunidade",pessoas que se tornaram destaque por seus méritos e contruções . As ecolhidas foram:Dr.Fernando,Sa.Vera e Pe.Batista Poinelly. Todos entrevistados por equipes diferentes de alunos que depois elaboraram sua página para o jornal escolar.


A ENTREVISTA: Dr.Fernando


Parte I-Carlos-7ªsérie


P-Dr. Fernando,o senhor se inspirou em alguém para optar por esta profissão de dentista?


R-Sim,inspirei-me num colega que tinha uma clinica vizinho a faculdade de Ondotologia que na época era na praça José de Alencar. O nome dele era Jair José Airton Magalhães.


P-Foi dificil para o senhor chegar nesta posição econômica atual? Alta?


R-Alta?...não muito alta,porque acho que não estou numa faixa muito alta.Mas foi muito dificil,pois quando comecei trabalhava a noite como taxista e fazia faculdade de dia.


P-O senhor quis ser médico pelos lucros ou porque gostava da profissão?


R-Não pelos lucros,mas porque toda vida gostei desta profissão.


ParteII-Patricia Nogueira -7ªsérie


P-O senhor gosta de viver desta profissão?


R-Gosto,por isso trabalho em média 8 a 10 horas por dia.


P-Em que ano o senhor formou-se em ondontologia?


R-No segundo semestre de 1984.


P-O senhor tem amor por sua profissão?


R-Muito!Trabalho por vocação.


Parte III-Rafhaela de Nazaré-7ªérie


P-Por que o senhor escolheu esse bairro para trabalhar?


R-Eu comecei na Aldeota,mas como a minha residência era aqui,eu tinha uma quantidade de pessoas conhecidas,optei portanto em trabalhar no Montese.


P-A cura da cárie está proxima ?


R-Não muito próxima,mas eu acho que está a caminho


Parte IV-Emmanuel Amorin (in memória)-7ªérie


P-O mercado odontologico está crescendo no Ceará?


R-Está crescendo muito.Por isso estão criando novas universidades.Uma na Unifor,outra em Sobral,etc.Em Fortaleza,nós temos duas universidades.O futuro é promissor.


P-Com a expansão do mercado odontologico,não fica dificil os lucros devido a concorrência?


R-Não,trabalhando,todo mundo segura seu espaço.


Parte V-hanna Patricia-7ªérie


P-Seu sucesso material é resultado dos seus estudos?


R-Sim,tudo foi baseado no estudo e no trabalho.


P-É dificil fazer sucesso no nosso Estado? Qual seu objetivo como dentista ?


R-É muito dificil,acho que para ter sucesso,tem que ter trabalho, pois sempre que se trabalha o sucesso aparece.Meu objetivo é ter lucro e prestar um bom atendimento a comunidade.




Uma produção de texto para o jornal escolar.A equipe escolheu a empresária de sucesso no bairro senhora Vera, proprietária da loja "VERA NOIVA". Acompanhou os alunos da 5ªérie,o professor Fábio Alcantara.Os alunos foram:Cinthia,Israel,Priscila,Igor ,Samuel e Filipe Fernandes.Da conversa informal que tiveram,produziram o seguinte texto:


Micro -empresa VERAS NOIVA de Dona Vera




Comecei a trabalhar na adolescência com 14 anos de idade.Já adulta fui passear e conhecer Goiânia,simpatizando muito com uma firma que alugava vestidos e recursos para casamentos.Voltando para Fortaleza,trouxe a idéia comigo,fui pioneira em Fortaleza,neste ramo de trabalho.Hoje ,estou trabalhando há 25 anos no mesmo ramo profissional.No início alugava apenas alguns recursos,comecei com poucas coisas,alugando grinaldas,vestidos que trazia de São Paulo.Atualmente criamos aqui mesmo,gosto de cortar e orientar as costureiras no trabalho.Adoro o que faço,tenho muitos clientes,uma filial no Maranhão,grrenciada por uma filha.Atualmente alugamos roupas para os noivos,festas sociais,quinze anos,1ªomunhão e até Doutores do ABC.
-Vamos conversar agora sobre passeios ou um,inesquecivel.
Meus passeios sempre trouxeram para mim algo novo, como exemplo, um passeio que fiz à Israel,onde conheci vários lugares santos,os túmulos de Jesus Cristo e de lázaro e a casa de São Pedro,que gostei muito,por causa de uma plaquinha que tem bem na entrada da casa dizendo assim: "Levante e venha fazer uma farofinha para nós". Fui a Nazaré,Jericó e no Rio Jordão, de onde trouxe água benta em garrafinhas. conheci o poço onde Nossa Senhora lavava roupas, lá todo visitante bebe água num baldinho, que vai passando de boca em boca, mas ninguém liga, todo mundo quer beber da água. O passeio é emocionante, muita gente chora, não sou muito de chorar,mas não tem ninguém que não se emocione vendo tudo isso de perto,a gente volta cheia de Deus,mas confiante,muda a nossa vida e aumenta a nossa Fé,para sermos católicos autênticos.
Tem muita coisa significativa, aconselho vocês,quando tiverem oportunidade,irem a Israel também.Muito obrigado pela visita e sucesso nos estudos e no trabalho jornalístico de vocês.

OBS na página seguinte as fotos deste trabalho escolar e a entrevista com o Pe.batista Poinelly,não deixe de ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário