quarta-feira, 7 de abril de 2010

Editorial.Texto de um jornal-técnica freinet de educação

Antes de apresentar o editorial do nosso projeto JORNAL ESCOLAR elaborado pelo professor e jornalista Márcio Regis, interessante anexar para o público educador e leitor, um conceito que muito bem define o que seja "editorial".
"Editorial significa a opinião do jornal sobre determinado assunto,geralmente fatos relevantes que estejam acontecendo na cidade,no país,no mundo e- no caso do seu jornal- no universo escolar. O editorial reflete o posicionamento ideológico do jornal. (de Elisabeth Maggio e Fábio Sgroi-1998).

EDITORIAL do jornal escolar freinet
Esse trabalho se propõe a confecionar um jornal escolar alternativo,partindo da análise dos meios de comunicação impressos,sua forma,seu conteúdo,sua linguagem,sua ideologia,etc. Através da metodologia proposta,confronto o aluno mais diretamente com jornais,revistas,enfim,com os meios de comunicação de massa.Desse confronto, o jornal escolar surge como um jornal alternativo,discutindo os problemas mundiais,nacionais e da comunidade. O universo do aluno é ampliado, e a sala de aula se transforma num palco de discussões sobre o conteúdo impresso nos meios de comunicação de massa por uma ótica proveniente do aluno.Desse processo,acredito surgir um desenvolvimento do grau de criticidade do aluno com relação aos meios de comunicaçãode massa.
Para implantar esse tipo de jornal escolar foi preciso primeiramente um período de contato do aluno com jornais e revistas,através de oficinas de colagens.As discussões foram relacionadas com a matéria de história,geografia,etc Depois foi implantado um tipo de jornal escolar oral onde os alunos trouxeram notícias da grande imprensa. A partir desse ponto já começam as discussões mais acirradas.Após essa fase,o professor partiu para a exploração da estética de uma primeira página,cores,propagandas,corpos da manchete,colunas,fontes,etc.
A fase mais demorada foi a implantação do LIDE como uma forma de pesquisa onde os alunos tiraram os pontos fundamentais para a formulação de um texto jornalístico.Esse texto só foi redigido depois de uma discussão em sala sobre os temas explorados. As entrevistas coletivas feitas pelos alunos serviram para dar subsídios a elaboração dos textos jornalísticos.
Este trabalho é fruto da integração da equipe Freinet, e principalmente do esforço dos alunos, futuros cidadãos de um país sofrido,onde a esperança de um Brasil melhor est[a no rosto de cada um. A educação é o único caminho para converter essa esperança em realidade, "não como forma de escola,mas como uma obra de vida". (Marcio Regis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário