quinta-feira, 25 de março de 2010

Planos de trabalho-Centro Ed. Freinet

Plano Geral: Representava a organização e o intinerário das atividades letivas, consoante a vida e a realidade da sala de aula de cada professor. O plano geral,bimestral,semanal ou diário "são tr
abalho", socialmente produtivo e que atenda a uma necessidade básica.O plano geral registra todo o conteúdo obrigatório pelo Conselho Estadual de Educação e o nucleo diversifacado, de acordo com a escolha da escola ,conforme a sua linha de ação.Deste plano o professor destaca o conteúdo bimestral,sem entretanto seguir uma ordem ou seja o índice dos livros didáticos adotados pela escola. Freinet na sua época criticava o uso dos manuais didáticos,considerando-os "uma invenção especificamente escolar",mas na nossa escola sempre adotamos livros didáticos ou paradidáticos, após uma seleção bem significativa.
O plano bimestral escrito pelo professor em um caderno universitário-capa dura-o mesmo fazia uma seleção do conteúdo de trabalho para a sua sala,inserindo aspectos do coletivo e do individual,datas comemorativas,enfim um plano multieducação,e após o ano de 1996,inserido também os PCNs brasileiro,nova LDB\96. Na educação infantil e ensino fundamental I,os cadernos bem decorados,cada um, tinha o seu estilo,o coração do professor. Arte não faltava.
O plano semanal\diário, em um caderno especial construido com papel almaço e encadernação dura nas cores:azul,vinho,verde,cada nivel de ensino uma cor,dois cadernos para cada ano letivo.O plano feito no formato relatório,com textos,imagens,etc. O livro da vida do professor. Cada um mais bonito e caprichado do que o outro.No final da semana ou passados 10 ou 15 dias,lidos pela coordenação e pela direção,ambas sabiam tudo que se passava na vida da classe, nada de viver em gabinete,éramos uma cooperativa pedagógica em ação.
Todo o material de plano de trabalho escolar no final de cada ano,tornava-se um livro para a biblioteca ou para o professor guardar,apoiava o seu trabalho ano após ano letivo. Muito bom de ser lido revisto e reconstruido,após reflexão-ação-reflexão.Quantas histórias maravilhosas de sala de aula foram escritas.A escola registrava a sua história viva.Continuem lendo estes relatos...

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de conversar mais profundamente sobre os planos de trabalho. Meu e-mail é msantiagojau@hotmail.com

    ResponderExcluir