quinta-feira, 4 de março de 2010

Sem tipografia e computador

Mesmo sem tipografia e computadores na escola,colocamos na pratica docente as tecnicas freinet,no planejamento,impulsionando o ensino e a aprendizagem.No inicio as referências foram todo um contexto de leitura,livros escritos por Celestin Freinet,elise freinet,outros escritores pedagogos. As primeiras experiências Foram o texto livre oral, o texto livre escrito e o desenho livre a partir do grafismo.Vivenciadas durante um ano letivo de atividades,refletidas nos resultados e na evolução da aprendizagem dos alunos. O instrumento base de apoio material foi o mimiográfo a álcool,textos e desenhos,registrados no livro:O RESGATE DE CELESTIN FREINET -a escola do povo,na decada de 1980,em Fortaleza.
O registro das nossas experiências educativas não obedecem uma ordem cronologica de ação docente ou seja um mapeamento no formato linha do tempo,pelo contrário,cada documento poderá ter data ou não. O importante como memorial para nós,pais de alunos , professores,estudantes passados pela escola é a divulgação das mesmas, intecionando mostrar para outros educadores,enriquecer a literatura pedagógica e fazer reviver ,experiências vividas e jamais esquecidas. Porque fatos,fotos,textos ,permanecem vivos na nossa lembrança educacional.
Sem nenhuma ideologia politica e sem pieguismo por apenas um educador,momentos educativos ecléticos foram feitos,até mesmo Freinet não foi puro no seu caminhar pedagogico,soube aproveitar,adaptar,acrescentar no seu dia a dia escolar,o sonho generoso de muitos educadores e psicologos do seu tempo historico. Assim também fizemos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário