quinta-feira, 25 de março de 2010

Em tempo de Páscoa

No Ensino Fundamental II,( da quinta até oitava série),o professor de religião,Prof.Marcelo Serafin realizou a montagem de uma peça de "teatro de arena" sobre a Semana Santa, cujo título do texto foi:O Caminho da Salvação.Foi na época um grande sucesso entre o alunado.Vamos


rever o texto e em outra página as fotografias da peça.O texto da peça foi adquirido em um grupo de jovens pertecentes a Paróquia de Nazaré,no Montese, chamado de Ministério de teatro,


o caminho.




Peça: O CAMINHO DA SALVAÇÃO








Em um canto do palco várias setas indicam o caminho da felicidade(4) Jesus se encontra um pouco mais afastado.Duas pessoas entram ansiosas por encontrar este caminho e ao se depararem com vários caminhos para encontrar a felicidade ficam confusos,indecisos,inseguros,desanimdos e tristes.




M) Que tristeza há em seu coração.Há muito tempo procuro um caminho que me leve a felicidade e nâo consigo encontrar o caminho verdadeiro.Se vou por um caminho, logo adiante encontro portas fechadas. Se busco outro, que que até me atrai a primeira vista, depois me decepciono.Se vou por um terceiro caminho... vazio. E se ainda eu sigo em frente... sinto-me perdida.Ando,ando,ando, parece que não tem fim, nem vai chegar em nada. Ao mesmo tempo não consigo parar de procurar.




H) Você tem razão. Eu me sinto assim também e olhe que eu não só tentei quatro caminhos,não, tantos parecem me levar a felicidade... que fico confuso e ineguro. O que fazer? Por onde seguir ?




M0Quem poderá conduzir ?




J) Ei. Não pude deixar de escutar a conversa de vocês e perceber a inquietude e dúvidas.Perguntas e mais perguntas, sem encontrar respostas. Quero mostrar um caminho que vocês ainda não conhecem, mas é o único que leva a felicidade completa. Seu início não é muito bonito aos olhos humanos. Nele,existem várias paradas...algumas quedas, mas sempre seguidas de soerguimentos. É o caminho que eu prossigo e que convido vocês a conhecer comigo e nele viver.Cheguem aqui.Este é o início. Vêem estas cenas?




H) Que imagens são essas?


M) 1,2,3...O que significa esta sequência?


J)Calma que explicarei tudo.Essas paisagens mostram o caminho que fiz .Diante delas vocês devem parar e ao mesmo tempo percorrer.( Mas antes de começarmos quero que saibam que este caminho se chama o caminho da salvação ). Uma das caracteristicas dele é que ele não só leva a felicidade,mas todo ele é um caminho de felicidade. Isto se for percorrido de maneira correta.Venham, atenção para cada passo e parada.Explicarei como vocês devem hoje vivê-lo seguindo meu exemplo.




PRIMEIRA ESTAÇÃO:Jesus Condenado a Morte


J)Esta é a primeira estação.


H)Quem é este ?


J)Eu.Jesus.


HeM)Irreconhecivel.Você,Jesus ?


M)Mas este homem tá lavando as maõs dele com o sangue que escorre da sua cabeça.


J)Este é Pilatos !


P)Com seu sangue eu lavo as minhas mãos.


J) É o momento da minha condenação. Fui condenado injustamente a morte.Açoitaram-me,coroaram-me de espinhos porque mito amei.


H)Certamente se defendeu.


J)Permaneci em silêncio.No silêncio do amor.Queria ensinar o silêncio e a serenidade diante de tudo, que contraria e é injusto. Procure sempre em sua vida imitar esta minha atitude e estará iniciando um caminho de felicidade.




SEGUNDA ESTAÇÃO:Jesus recebe a sua cruz




J)Vamos para a segunda estação.Vêem esta cruz que puseram em minhas costas? A madeira era áspera,grande o seu peso,enorme,(porém muito maior é o amor que sinto por vocês.Com o carregar da cruz,mostro que não devemos deixar o sofrimento da nossa cruz,o desânimo e a dor apagar a chama do amor.




TERCEIRA ESTAÇÃO:Primeira queda




M)E esta queda. O que significa ? Como você conseguiu prosseguir ?


J)Como falei... a cruz pesava demais e me fez cair.Porém,o zelo que há em mim para salvar as pessoas,,inclusive você,me reanimou as forças.Levantei-me e segui o caminho.O amor próprio abate as forças impedindo de caminhar.Mas quando se renuncia a si mesmo,,a este amor próprio e se zela pelos outros,conseguimos prosseguir no caminho.




QUARTE ESTAÇÃO:Jesus encontra a sua mãe




M)Esta,quem é? O que ela faz aí ?


J)Esta é minha mãe.


HeM) Mãe!!


H)Como conseguiram se olhar assim?


J)Foi um momento crucial do nosso encontro.Foi muito forte.Nossos olhares realmente se encontraram e prenderam-se um ao outro em um mudo abraço.Minha dor se unia com a sua dor,para nos fortalecer e o amor triunfar.(Recorram sempre a ela.Ela,ensinará vocês a fortaleza na dor.




QUINTA ESTAÇÃO:Simão Cirineu ajuda Jesus




HeM)Quemé este?


SC)Eu sou Simão Cirineu...Fui obrigado a carregar a cruz deJesus,no entanto,pela partilha do madeiro,ganhei a vida eterna.


(Simão oferece o MADEIRO para eles,mas os mesmos rejeitam.


M)Não quero continuar.


J) Por que ?


M)Tenho medo,porquenão sei se conseguiria.As pessoas,,minha profissão, estudos,familia,meu....


J)Você precisa conhecer alguém que superou tudo isso,não se prendendo a temores humanos.Venceu pelo amor.O amor fez esta pessoa corajosa, disposta a tudo perder.


SEXTA ESTAÇÃO:O ENCONTRO COM VERONICA


J)Quero que conheça uma pessoa.

M)Uma mulher!

V)Eu sou Veronica.

J)O amor corajoso desta mulher fez ela enxugar minha face com um pano,lançando-se em consolar meu coração com um ato de amor. Então apaguei a fúria da multidão,as zombarias,as piadas incomvenientes...

M)Foi muita coragem...Ainda não consigo entender tudo isso...

J)No amor não há temor.Ame e vença todo respeito humano.Coragem.

(Veronica entrega o pano a mulher)

M)Ela aceita e dança abraçada a ele gritando.Jesus eu não temos os espinhos,...


SÉTIMA ESTAÇÃO:A Segunda queda de Jesus


H)Jesus, estou vendo que este percurso todo para chegar a felicidade é um caminho de muito sofrimento...ainda não sei se suportaria.

J)Sofrimento não é sinonimo de infelicidade.As pessoas que entendem seu verdadeiro sentido conseguem amá-lo e até desejá-lo...alegrem-se...pois.

H)Jesus,que vontade de chorar... É muito dor.


OITAVA ESTAÇÃO:As mulheres.........(obs:o tempo destruiu as palavras,não consegui lembrar...)


J)Vem até a oitava estação que explicarei algo.Nesse caminho vi também mulheres chorando,lastimando meu estado de sofrimento.Como falei com elas,falo com você:Que suas lágrimas diante de tanta dor e sofrimento não sejam estéreis, mas fecundas para si e para o mundo.Olha a dor com os meus olhos e não com os teus, e conseguirás sorrir em meio a lágrimas.

M)Puxa Jesus.Que descoberta.Nunca pensei que o sofrimento pudesse trazer alegria.Agora consigo entender melhor toda essa sua caminhada:somente para nos fazer feliz.Não sei como lhe agradecer.
J)Calma.O caminho ainda não terminou.
NONA ESTAÇÃO:Jesus cai pela terceira vez
M)Outra queda.Eu não acredito.
H)O que foi dessa vez?
J)Nessa terceira queda já me encontrava perto do Calvário.Ela me custou muito... e me feriu ainda mais. Mas com ela ensino a nunca recusar um ato que se custe,mesmo que produza novas feridas.(Vem agora, que quero mostrar o ápice do amor. São momentos inesquecíveis: e culminantes os que agora vocês vão ver.
DÉCIMA ESTAÇÃO:Jesus é despojado de suas vestes
J)Aqui começaram a tirar as minhas vestes...deixem-se despojar de tudo que possuem. Despojem-se de suas vontades próprias, de seus véus. Em troca cobrirei cada um com a túnica da pureza e com os tesouros de meu próprio coração.
DÉCIMA PRIMEIRA ESTAÇÃO: Jesus é pregado na cruz
J)Contempla agora esta próxima estação... Pregaram-me na cruz, deixaram-me sem liberdade de mover o pé e a mão.Mas, na verdade,não foram os pregos que me prenderam na cruz, e sim o amor.Se você está pregado numa cruz...não se queixe, não murmure quando os pregos rasgarem seus pés e mãos, mas viva o silêncio de amor.
DÉCIMA SEGUNDA ESTAÇÃO:Jesus morre na cruz
J)A cruz é minha companheira. Nela exalei meu último suspiro.Se você tem a cruz como companheira inseparável,abrace-a, ame-a como o maior tesouro, pois ela é a porta para entrar na vida,para a felicidade eterna.
H)A cabou !
J)Não acabou.Depois de minha morte ainda faltam mais 2 paradas para terminar o caminho.
DÉCIMA TERCEIRA E DÉCIMA QUARTE ESTAÇÃO:A descida da cruz e Jesus é colocado no túmulo
J)A primeira parada (penúltima) foi quando desceram meu corpo de cruz e a segunda (última) quando me sepultaram. Nessa altura meu amor já havia transbordado e foi com delicadeza que me tiraram da cruz, embalsamaram-me, e me puseram num sepucro limpo. Embalsamai também vocês o meu corpo com as virtudes.Procurem viver atos concretos de amor a fim de que vosso coração esteja sempre limpo para sepultar-me nele constantemente.
DÉCIMA QUINTA ESTAÇÃO:A Ressurreição
J)Hoje o sepulcro está vazio.Estou vivo no meio de vocês para que creiam nesse caminho,vivam-o plenamente e diariamente, para que o amor possa transbordar uns aos outros.Aquilo que inquietava inicialmente: insegurança,tristeza,confusão,dúvidas...nesse caminho passarão despercebidas,desaparecerão.
M)É verdade.Vejo que já estou sentindo isto no meu coração.
H)Brota em mim um desejo imenso de transbordad essa alegria... te louvando e adorando.
J)É preciso também que falem deste caminho para outras pessoas e as façam percorrer.(EU ESTAREI SEMPRE AQUI).
OBS:na página seguinte as fotografias dos alunos,ensino fundamental II,que participaram na escola da peça teatral de Páscoa.








Nenhum comentário:

Postar um comentário