sábado, 20 de março de 2010

Relatando o nosso esquema geral de planejamento

Antes do inicio letivo a escola realizava uma semana de estudos e planos de trabalho escolar.O período muito rico de relação,idéias e brincadeiras diversas,no melhor estilo de professores responsáveis e dispostos a aprender,éramos eternos aprendizes...Na prática docente tinhamos um Encontrão,onde todos participavam,até o porteiro,serviço geral,afinal todos da escola eram responsáveis por todas as crianças e adolescentes presentes na escola. Depois a equipe escolar se dividia em três grupos,cada um com a sua coordenação e em determinados momentos a diretora participando,estava atenta a tudo,não escapava nada.Tínhamos o grupo da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. O lema da direção era "Tudo é flexivel".... O programa curricular,o regimento escolar,a leitura dos PCNs, necessário,mas .... dentro da realidade de cada ano,mês,acontecimentos do mundo.
De Freinet(1989-24)
'A criança não é um saco que enchemos; é uma pilha generosamente carregada, cujos fios complexos mais cuidadosamente montados não correm o risco de deixar perder a corrente,rede delicada e poderosa, profusamente distribuídas, que penetra até os mais secretos recantos do organismo para dar vitalidade e harmonia."
No decorrer do ano letivo tínhamos o plano geral, o plano bimestral,o plano semanal e o relato diário no Livro da vida do professor.
Obs:registrar é ter a oportunidade de refletir,reconstruir e reaprender,mas atualizando dentro do seu tempo histórico,não esqueça......

Nenhum comentário:

Postar um comentário