segunda-feira, 30 de agosto de 2010
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
LIVRO DA VIDA da tia Rose
Hoje encontrei nos meus arquivos algumas páginas do Livro da Vida da tia Rose,ano de 1992,2ªano do ensino fundamental I. A professora escrevia no começo para as crianças dominarem o formato e depois ser continuado por eles.Cada dia uma criança levava o Livro da vida para casa e escrevia livremente sobre o seu dia na sala de aula.Ilustrava da forma que queria,era muito legal! Os pais adoravam....Vejamos alguns textos escritos pela tia Rose:
Ei,você que está começando uma nova leitura.
Eu, professora Rose,leciono as disciplinas de Estudos Sociais e Ciências, na turma da 2ªsérie.
Nosso período de adaptação foi um pouco confuso, os alunos estavam acostumados com uma professora polivalente,ao se verem com duas profs.estranharam,mas na frente você irá conhecer as outras tias. Quando eu entrava na sala muitas vezes eles queriam que eu continuasse a aula anterior, outras vezes entregavam a página escolar de outras materias.Tivemos que conversar muitas vezes sobre a nova mudança escolar,só assim eu poderia alcançar os meus objetivos, da minha área de estudo.
Foi feita na sequência da semana,apresentação dos cantinhos da sala de aula, dos álbuns científicos e de mapas.Do jornal mural,escolar, caixas de trabalho,correspondêcia escolar,fichas de trabalho e tudo foi acompanhado de coversa livre sobre as Técnicas Freinet,para que os alunos soubessem como seriam trabalhados cada cantinhos.
.....................................................................................................................................
Nesta outa semana fizemos uma maquete da sala de aula,foi uma empolgação!!,os alunostrouxeram as caixas de fósforos,onde colaram papel criative e escreveram em cima de cada caixa,os nomes da professora e dos alunos da sala. A Raquel trouxe as caixas com antecedência,foi a primeira,Já o Anderson culpou a sua tia Regina por ela não ter lhe dado qas caixas,mas ele ajudou o TiagoPereira,mas estava só falando,que não ia perdoar sua tia,pois queria fazer o seu próprio trabalho.
.....................................................................................
....hoje a nossa aula prática foi no quintal da escola,expressão que a tia Mavan adora!.Cada aluno apontava o Norte,Sul Leste e Oeste, mostrando sempre que para saber o Leste,teriam que apontar o Nascente e assim facilitaria sua orientação.Foi empolgação geral,fora da sala,a aula foi uma festa.De volta a sala usamos o caderno de geografia para fixar a aprendizagem. E para casa cada um pegou uma Ficha de trabalho para copiar e resolver os exercícios.Atividade para trazer na próxima aula.
..........................................................................
Na sequ ência das páginas seguinte as páginas escritas e ilustradas de alguns alunos da tia Rose.Não deixe de ver.
Ei,você que está começando uma nova leitura.
Eu, professora Rose,leciono as disciplinas de Estudos Sociais e Ciências, na turma da 2ªsérie.
Nosso período de adaptação foi um pouco confuso, os alunos estavam acostumados com uma professora polivalente,ao se verem com duas profs.estranharam,mas na frente você irá conhecer as outras tias. Quando eu entrava na sala muitas vezes eles queriam que eu continuasse a aula anterior, outras vezes entregavam a página escolar de outras materias.Tivemos que conversar muitas vezes sobre a nova mudança escolar,só assim eu poderia alcançar os meus objetivos, da minha área de estudo.
Foi feita na sequência da semana,apresentação dos cantinhos da sala de aula, dos álbuns científicos e de mapas.Do jornal mural,escolar, caixas de trabalho,correspondêcia escolar,fichas de trabalho e tudo foi acompanhado de coversa livre sobre as Técnicas Freinet,para que os alunos soubessem como seriam trabalhados cada cantinhos.
.....................................................................................................................................
Nesta outa semana fizemos uma maquete da sala de aula,foi uma empolgação!!,os alunostrouxeram as caixas de fósforos,onde colaram papel criative e escreveram em cima de cada caixa,os nomes da professora e dos alunos da sala. A Raquel trouxe as caixas com antecedência,foi a primeira,Já o Anderson culpou a sua tia Regina por ela não ter lhe dado qas caixas,mas ele ajudou o TiagoPereira,mas estava só falando,que não ia perdoar sua tia,pois queria fazer o seu próprio trabalho.
.....................................................................................
....hoje a nossa aula prática foi no quintal da escola,expressão que a tia Mavan adora!.Cada aluno apontava o Norte,Sul Leste e Oeste, mostrando sempre que para saber o Leste,teriam que apontar o Nascente e assim facilitaria sua orientação.Foi empolgação geral,fora da sala,a aula foi uma festa.De volta a sala usamos o caderno de geografia para fixar a aprendizagem. E para casa cada um pegou uma Ficha de trabalho para copiar e resolver os exercícios.Atividade para trazer na próxima aula.
..........................................................................
Na sequ ência das páginas seguinte as páginas escritas e ilustradas de alguns alunos da tia Rose.Não deixe de ver.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Cantigas de roda e outras canções
O MEU GALINHO
Há três noites que eu não durmo,olá,lá!
Pois perdi o meu galinho,olá,lá!,
Coitadinho,olá,lá!
Pobrezinho,olá,lá!
Eu perdi lá no jardim.
Ele é branco e amarelo,olá,lá!
Tem a crista vermelhinha,olá,lá!
Bate as asas,olá,lá!
Abre o bico,olá,lá!
E faz quiquiriquiqui.
Já rodei em Mato Grosso,olá,lá!
Amazonas e Pará,olá,lá!
Encontrei,olá,lá!
Meu galinho,olá,lá!
No sertão do Ceará!
Quantas saudades das crianças cantando esta canção,adoravam bater asas,imitando o galinho e depois iam desenhá-lo.
TERESINHA DE JESUS
Teresinha de Jesus
de uma queda foi ao chão
acudiram três cavalheiros,
todos três de chapéu na mão.
O primeiro foi seu pai,
o segundo ,seu irmão,
o terceiro foi aquele
quee à Teresa deu a mão.Da laranja quero um gomo,
do limão quero um pedaço,
do.........quero um beijo
e do...........,um abraço.
Teresinha de Jesus
levantou-se lá do chão
e sorrindo disse ao noivo:
"Eu te dou meu coração".
Há três noites que eu não durmo,olá,lá!
Pois perdi o meu galinho,olá,lá!,
Coitadinho,olá,lá!
Pobrezinho,olá,lá!
Eu perdi lá no jardim.
Ele é branco e amarelo,olá,lá!
Tem a crista vermelhinha,olá,lá!
Bate as asas,olá,lá!
Abre o bico,olá,lá!
E faz quiquiriquiqui.
Já rodei em Mato Grosso,olá,lá!
Amazonas e Pará,olá,lá!
Encontrei,olá,lá!
Meu galinho,olá,lá!
No sertão do Ceará!
Quantas saudades das crianças cantando esta canção,adoravam bater asas,imitando o galinho e depois iam desenhá-lo.
TERESINHA DE JESUS
Teresinha de Jesus
de uma queda foi ao chão
acudiram três cavalheiros,
todos três de chapéu na mão.
O primeiro foi seu pai,
o segundo ,seu irmão,
o terceiro foi aquele
quee à Teresa deu a mão.Da laranja quero um gomo,
do limão quero um pedaço,
do.........quero um beijo
e do...........,um abraço.
Teresinha de Jesus
levantou-se lá do chão
e sorrindo disse ao noivo:
"Eu te dou meu coração".
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
FICHA DE INFORMAÇÃO NO ATO DA MATRÍCULA-
Este modelo foi adaptado pela escola para os pais preencherem no ato da matrícula ou levando para casa e trazer preenchido no dia seguinte.Oferecendo aos pais ou responsáveis a oportunidade de refletir melhor nas suas respostas .
!- Parte da escola
Aluno(a)________________________________________________________________
Classe _________________turno________________Profa._______________________
2-Dados escritos pelos pais ou responsáveis:
Nome do aluno(a)__________________________________
Endereço residencial_______________________________-Fone______
Data de nascimento______________________cidade______ESTADO______
Dados sobre os pais:
Nome do pai_______________________grau de estudo__________religião____
Nome da mãe______________________grau de estudo__________religião____
Endereço do trabalho-pai_________________________________________________
Endereço do trabalho-mãe________________________________________________
Situação familiar:
separados( ) legítima( ) Adotiva( ) Falecidos( )
Nome de outra pessoa responsável pela criança_________________________________
Endereço_________________________
Com quem a criança vem e deve voltar da escola________________________________
Irmãos:nome__________________________idade_____________
nome__________________________idade_____________
Outros aspectos:
-A criança chupa dedo ou chupeta__________________________
Tem problemas de alergia ( )sim ( ) não
alergia a que ?__________________________________________
É cardíaca _______________
asfixia _________________
tem problemas psicológicos____________
tem problemas neurológico____________
Alimenta-se bem________come de tudo__________
algum alimento que lhe faz mal__________________
Está fazendo algum tratamento especial________________relate:__________
____________________________________________________________
Vacinas que já tomou:____________________________________________
Doenças da in´fancia que já teve:_________________________________
Pediatria:No caso de emergência,avisar?______________________________
Pronto Médico___________________________________________________
Endereço_______________________________
Observações___________________________________________________
_______________________________________________________
4-Informações escolares:
Última escola que estudou_______________________
Série que cursou______________________
5-Gostaria de acrescentar mais alguma informação?_______________________________
Ass:dos pais ou responsáveis pela criança
______________________________________________________________________
Ass: da pessoa da escola:___________________________________________________
DATA_______________________________---
Quem indicou esta escola__________________________________________________________
!- Parte da escola
Aluno(a)________________________________________________________________
Classe _________________turno________________Profa._______________________
2-Dados escritos pelos pais ou responsáveis:
Nome do aluno(a)__________________________________
Endereço residencial_______________________________-Fone______
Data de nascimento______________________cidade______ESTADO______
Dados sobre os pais:
Nome do pai_______________________grau de estudo__________religião____
Nome da mãe______________________grau de estudo__________religião____
Endereço do trabalho-pai_________________________________________________
Endereço do trabalho-mãe________________________________________________
Situação familiar:
separados( ) legítima( ) Adotiva( ) Falecidos( )
Nome de outra pessoa responsável pela criança_________________________________
Endereço_________________________
Com quem a criança vem e deve voltar da escola________________________________
Irmãos:nome__________________________idade_____________
nome__________________________idade_____________
Outros aspectos:
-A criança chupa dedo ou chupeta__________________________
Tem problemas de alergia ( )sim ( ) não
alergia a que ?__________________________________________
É cardíaca _______________
asfixia _________________
tem problemas psicológicos____________
tem problemas neurológico____________
Alimenta-se bem________come de tudo__________
algum alimento que lhe faz mal__________________
Está fazendo algum tratamento especial________________relate:__________
____________________________________________________________
Vacinas que já tomou:____________________________________________
Doenças da in´fancia que já teve:_________________________________
Pediatria:No caso de emergência,avisar?______________________________
Pronto Médico___________________________________________________
Endereço_______________________________
Observações___________________________________________________
_______________________________________________________
4-Informações escolares:
Última escola que estudou_______________________
Série que cursou______________________
5-Gostaria de acrescentar mais alguma informação?_______________________________
Ass:dos pais ou responsáveis pela criança
______________________________________________________________________
Ass: da pessoa da escola:___________________________________________________
DATA_______________________________---
Quem indicou esta escola__________________________________________________________
terça-feira, 6 de julho de 2010
CANÇÕES QUE FORAM BASTANTE CANTADAS NA ESCOLA
O desenho assim como a música são formas de expressar pensamentos e sentimentos. A música quando somente cantada ou feita alguma dancinha,sensibiliza quem canta ou quem escuta,visualizando gestos e sorrisos...Vamos cantar !
Apareceu a margarida
Onde está a Margarida ?
ol^,olê,olá !
onde está a Margarida?
olê, seus cavalheiros!
Ela está em seu castelo
olê,olê,olá!
Ela está em seu castelo
olê, seus cavalheiros!
Eu queria vê-la
olê,olê,olá!
Eu queria vê-la
olê,olê,seus cavalheiros!
Mas o muro é muito alto
olê,olê,olá!
mas o muro é muito alto
olê,seus cavalheiros!Tirando uma pedra
olê,olê,olá!
Tirando uma pedra
olê,seus cavalheiros!
Uma pedra não faz falta
olê,olê,olá!
Uma pedra não faz falta
olê, seus cavalheiros!
TIRANDO DUAS PEDRAS
OLÊ,OLÊ,OLÁ!
tIRANDO DUAS PEDRAS
0LÊ,SEUS CAVALHEIROS!
aPARECEU a Margarida
olê,olê,olá
Apareceu a Margarida
olê,seus cavalheiros!
Continue cantando....
NA BAHIA TEM
Na Bahia tem,
tem,tem,tem,
Na Bahia tem,morena,
coco de vintém.
na Bahia tem,
já mandei buscar.
Na Bahia tem,morena,
fole de soprar.
Na Bahia tem,já mandei comprar.
Na bahia tem,morena,
ferrode engomar.
VAMOS CANTAR...MINEIRA DE MINAS
Bis:Eu sou mineira de Minas
mineira de Minas Gerais.
Estribilho: Rebola,bola,
você diz que dá,que dá;
na bola você não dá.
Bis:Eu sou cariosa da gema
carioca da gema do ovo.
Cante,cante...
MEU LIMÃO,MEU LIMOEIRO
Estribilho
meu limão,meu limoeiro,
meu pé de jacarandá,
uma vez tindolelê,
outra vez tindolalá.
Ninguém pense que a ventura
tem a duração segura
de perene e doce enlevo.
Faz-se com a sabedoria,
um dia é após outro dia,
com uma noite no meio! Ah!
Tindolelê é promessa,
é ventura que começa
entre sorrisos de amor!
Tindolelê vem chegando
e o dia também vai começando
na madrugada da dor,Ó
VAMOS CANTAR: FIZ A CAMA NA VARANDA
Fiz a cama na varanda,
esqueci do cobertor,
Deu o vento na roseira,
encheu a cama de flor.
Osquindô lê lê!
Osquind´^o lá lá!
Osquindolô lê lê!
Não sou eu que caio lá.
CANTANDO: Meu Pezinho
Estribilho
Ai bota aqui, ai bota ali
o teu pezinho.
O teu pezinho bem juntinho
ao meu.
E depois não vá dizer
que você me esqueceu.
E no chegar desse teu corpo,
um abraço quero eu.
Agora que estamos juntinhos,
dá cá um abraço e um beijinho.
ALECRIM
Alecrim.alecrim dourado,
que caiu no campo
e não foi semeado.
(estribilho)
Ai,meu amor!
Quem te disse assim:
que a flor do campo
é o alecrim?
Alecrim,alecrim nos molhos,
por causa de ti
choram os meus olhos.
Alecrim,alecrim cheiroso,
que se esvoaçou,
mais além brotou.
Alecrim do meu coração
que nasceu no campo
com esta canção.
Alecrim,alecrim a arder,
o teu fumo é santo,
junto a Deus vai ter.
Na página seguinte mais canções para serem cantadas na educação infantil...
Apareceu a margarida
Onde está a Margarida ?
ol^,olê,olá !
onde está a Margarida?
olê, seus cavalheiros!
Ela está em seu castelo
olê,olê,olá!
Ela está em seu castelo
olê, seus cavalheiros!
Eu queria vê-la
olê,olê,olá!
Eu queria vê-la
olê,olê,seus cavalheiros!
Mas o muro é muito alto
olê,olê,olá!
mas o muro é muito alto
olê,seus cavalheiros!Tirando uma pedra
olê,olê,olá!
Tirando uma pedra
olê,seus cavalheiros!
Uma pedra não faz falta
olê,olê,olá!
Uma pedra não faz falta
olê, seus cavalheiros!
TIRANDO DUAS PEDRAS
OLÊ,OLÊ,OLÁ!
tIRANDO DUAS PEDRAS
0LÊ,SEUS CAVALHEIROS!
aPARECEU a Margarida
olê,olê,olá
Apareceu a Margarida
olê,seus cavalheiros!
Continue cantando....
NA BAHIA TEM
Na Bahia tem,
tem,tem,tem,
Na Bahia tem,morena,
coco de vintém.
na Bahia tem,
já mandei buscar.
Na Bahia tem,morena,
fole de soprar.
Na Bahia tem,já mandei comprar.
Na bahia tem,morena,
ferrode engomar.
VAMOS CANTAR...MINEIRA DE MINAS
Bis:Eu sou mineira de Minas
mineira de Minas Gerais.
Estribilho: Rebola,bola,
você diz que dá,que dá;
na bola você não dá.
Bis:Eu sou cariosa da gema
carioca da gema do ovo.
Cante,cante...
MEU LIMÃO,MEU LIMOEIRO
Estribilho
meu limão,meu limoeiro,
meu pé de jacarandá,
uma vez tindolelê,
outra vez tindolalá.
Ninguém pense que a ventura
tem a duração segura
de perene e doce enlevo.
Faz-se com a sabedoria,
um dia é após outro dia,
com uma noite no meio! Ah!
Tindolelê é promessa,
é ventura que começa
entre sorrisos de amor!
Tindolelê vem chegando
e o dia também vai começando
na madrugada da dor,Ó
VAMOS CANTAR: FIZ A CAMA NA VARANDA
Fiz a cama na varanda,
esqueci do cobertor,
Deu o vento na roseira,
encheu a cama de flor.
Osquindô lê lê!
Osquind´^o lá lá!
Osquindolô lê lê!
Não sou eu que caio lá.
CANTANDO: Meu Pezinho
Estribilho
Ai bota aqui, ai bota ali
o teu pezinho.
O teu pezinho bem juntinho
ao meu.
E depois não vá dizer
que você me esqueceu.
E no chegar desse teu corpo,
um abraço quero eu.
Agora que estamos juntinhos,
dá cá um abraço e um beijinho.
ALECRIM
Alecrim.alecrim dourado,
que caiu no campo
e não foi semeado.
(estribilho)
Ai,meu amor!
Quem te disse assim:
que a flor do campo
é o alecrim?
Alecrim,alecrim nos molhos,
por causa de ti
choram os meus olhos.
Alecrim,alecrim cheiroso,
que se esvoaçou,
mais além brotou.
Alecrim do meu coração
que nasceu no campo
com esta canção.
Alecrim,alecrim a arder,
o teu fumo é santo,
junto a Deus vai ter.
Na página seguinte mais canções para serem cantadas na educação infantil...
Assinar:
Postagens (Atom)