Este mapeamento de atividade foi experimentado de modo flexível,l ,,atualizado e sempre reajustado de acordo com a dinâmica de atividades de cada ano letivo.Mas vale registrar.Poderá servir de modelo ou direcionar experiências Freinetianas ou construtivistas.
Organização de atividades consoante os dias da semana.
1.1-Momento Lúdico:
Objetivo-Permitir que a criança exteriorize suas emoções no primeiro momento dela na escola através da livre expressão, fazendo uso de material educativo.
Conteúdo:atividade de manipulação com massinha e jogos de encaixe para construção.
Trabalho Escolar: Brincar livremente com a massinha usando como recurso somente as mãos,criando diferentes formas.Fazer o mesmo com o material do jogo de encaixe,plástico, construindo colunas,linhas,objetos...oferecer as crianças na sala os recursos para a livre escolha.
Recurso material: Massinha de modelar,jogo de encaixe,crianças e professora.
Técnica Freinet: Tateamento Experimental (segundo a metodologia,o tateamento experimental,permite a criança usar aquilo que ela quer,sem o direcionamento do educador). Brincar livremente alguns minutos antes de iniciar a programação sistemática de ensino, ocorre enquanto chega todas as crianças na sala.
2-2:Hora DA CHAMADA
-Objetivo:Estimular a leitura visual,auditiva do nome da criança na ed.infantil e o reconhecimento natural da Ficha contendo o nome ,escrito em letra de forma.
-Conteudo:Leitura incidental do nome,reconhecimento na ficha,conhecer a letra inicial do seu nome(alfabeto),trino ortográfico em papel oficio,visualizando a ficha.
Trabalho escolar:Realizar a leitura coletiva dos nomes de todas as crianças da sala através do quadro de pregas.Cada criança após a leitura coletiva,vai até o quadro de prega e tira a sua ficha. Na mesinha cada uma vai escrever o seu nome no caderno da sala sem pauta,duas vezes. A necessidade da linha para escrever sobre ,vai de acordo com o ritmo de aprendizagem de cada criança.Personalizar à atividade.
O trabalho escolar progride naturalmente,por exemplo: A leitura do nome em painel.Folha de cartolina com os nomes e anexar o painel no quadro,realizar a leitura coletiva dos nomes.Pode fazer uso de um marcador(apontador de quadro), ir apontando um nome de cada vez para as crianças lerem o seu nome e dos coleguinhas.Depois apontar individualizando,provocando a identificação e a leitura do nome próprio em voz alta.Cuidado para não inibir os mais ttimidos.
Após leitura fazer o treino ortográfico do nome em papel oficio formato sanfona,olhando pela ficha., escrever apenas 1 vez,as crianças mais rápidas podem escrever duas vezes.
Uma variação da experiência:
Crianças sentadas nas mesinhas. Professora apanha uma ficha-nome de cada vez. Ler o nome da criança em voz alta,as criançasss repetem a leitura do nome. A medida que lê um nome, chama à atenção para a letra inicial do mesmo,Ex: Marina,começa com a letra M, mostra a cartela da letra M ,fazendo assim com todos os nomes..
Após a leitura por todas as crianças, a Prof. divide as fichas nas mesinhas de acordo com aquelas que estão sentadas,fichas dentro de uma caixa de trabalho no centro da mesa. Cada criança procura a sua ficha com o seu nome e recebendo uma folha de papel oficio vai escrever o seu nome com lápis preto,duas vezes.Não apagar,não dizer,você está escrevendo errado,respeitar a livre expressão,o progresso vai chegar.
Outa variação:
Na mesinha com a caixa de trabalho contendo as fichas-nomes, cada criança procura o seu nome e segura. Ouvindo a ordem de chamada,ao ouvir o seu nome se levanta e vai colocar sua ficha no quadro de prega. Depois fazer a leitura em voz alta através do quadro e em seguida,cada criança recebe uma página escolar xerocada,letra de imprensa vasada na horizontal para colorir com lápis de cera ou com o dedinho sujo de guache.
Recursos materiais e humanos: professora,alunos, papel oficio,quadro de giz,lápis de cor,quadro de prega, cartela das letras,painel dos nomes,caderno,fichas dos nomes, lápis preto e caixa de trabalho.
OBS:A experiência foi bastante vivenciada na escola,recurso material preparado por Tia Vera Mesquita e orientação de tia Mavan.. As crianças aprendem rápido escrever e conhecer o próprio nome.Podem aproveitar e muito sucesso na ed.infantil. O nome de uma pessoa é algo de muita importância e de auto-estima desde a infância..
Uma variação da experiência:
Crianças sentadas nas mesinhas. Professora apanha uma ficha-nome de cada vez. Ler o nome da criança em voz alta,as criançasss repetem a leitura do nome. A medida que lê um nome, chama à atenção para a letra inicial do mesmo,Ex: Marina,começa com a letra M, mostra a cartela da letra M ,fazendo assim com todos os nomes..
Após a leitura por todas as crianças, a Prof. divide as fichas nas mesinhas de acordo com aquelas que estão sentadas,fichas dentro de uma caixa de trabalho no centro da mesa. Cada criança procura a sua ficha com o seu nome e recebendo uma folha de papel oficio vai escrever o seu nome com lápis preto,duas vezes.Não apagar,não dizer,você está escrevendo errado,respeitar a livre expressão,o progresso vai chegar.
Outa variação:
Na mesinha com a caixa de trabalho contendo as fichas-nomes, cada criança procura o seu nome e segura. Ouvindo a ordem de chamada,ao ouvir o seu nome se levanta e vai colocar sua ficha no quadro de prega. Depois fazer a leitura em voz alta através do quadro e em seguida,cada criança recebe uma página escolar xerocada,letra de imprensa vasada na horizontal para colorir com lápis de cera ou com o dedinho sujo de guache.
Recursos materiais e humanos: professora,alunos, papel oficio,quadro de giz,lápis de cor,quadro de prega, cartela das letras,painel dos nomes,caderno,fichas dos nomes, lápis preto e caixa de trabalho.
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