domingo, 23 de maio de 2010

Página do professor. Avaliação e recuperação continua

Relatório de uma experiência em sala de aula (autoria de Hilda Ponciano de Oliveira Lima)

Na escola Freinet, usamos o texto para estudo entre professores e após reflexão, adotamos para nós a metodologia aplicada na recuperação,adaptando-a a nossa realidade, óbvio, e anexamos ao nosso trabalho escolar a Ficha Individual,como grade de desenvolvimento e avaliação.Tínhamos como linha de trabalho  Freinet, mas tudo que era lido, discutido e válido na concepção da equipe freinet de ação pedagógica,colocado na nossa prática docente.
AVALIAÇÃO E RECUPERAÇÃO CONTÍNUA

A avaliação da aprendizagem e a recuperação do aproveitamento escolar são etapas significativas no processo educativo e que se inter-relacionam mutuamente. A avaliação do aproveitamento deverá ter sempre em vista o aluno na sua individualidade, conforme o seu estágio de desenvolvimento físico e mental, levando-se em consideração as condições bio-sócio-econômico, cognitivas, afetivas e psicomotoras, preponderando os aspectos qualitativos da aprendizagem sobre os quantitativos, isto é, o aluno deverá ser observado em todos os momentos e não apenas ser medida a quantidade e a profundidade dos  conteúdos memorizados. Tendo sempre em vista os objetivos propostos no planejamento, a avaliação do aproveitamento deverá ser contínua e compreenderá o acompanhamento do processo de aprendizagem, observando-se a conduta do aluno e usando-se diversos instrumentos pedagogicamente aconselháveis, levando-se em conta,de preferência, a compreensão dos fatos e a percepção de relações que demonstram a capacidade de reflexão e aplicação dos conhecimentos adquiridos, em situações novas.
A recuperação tem por objetivo recuperar o aluno de insuficiências verificadas em seu aproveitamento e deverá ser conduzida prioritariamente como orientação e acompanhamento den  estudos,de acordo com dados concretos da situação do educando. Deverá ser contínua e programada como parte integrante do calendário escolar, durante todo o período letivo, destinando-se a colocar o aluno no ritmo de aprendizagem da classe, mediante o diagnóstico e especificação das dificuldades e a aplicação de métodos e técnicas adequadas à sua superação. O aluno que demonstre aproveitamento insuficiente em qualquer etapa do processo regular de aprendizagem deverá ser submetido a novas avaliações após a recuperação contínua e sua nota  ou conceito será resultante não apenas de aferição singular, mas de várias e diversificadas avaliações.
É o relato que iniciamos, resultado de uma experiência realizada em uma Escola de 1ºgrau ,sétima série,turma de quarenta e quatro alunos. (atualmente,Ensino Fundamental) Iniciamos a experiência conscientizando os alunos do trabalho a ser realizado durante o ano letivo. Mostraram-se interessados, otimistas e valorizaram a recuperação paralela e contínua. Cada aluno foi comparado consigo mesmo, dentro de suas possibilidades e limitações.Observou-se o que realizavam e o que poderiam realizar em situações escolares ao nível do curso ou do trabalho realizado. onstituiu preocupação primordial estudar e identificar os alunos,  levando em consideração seus hábitos, habilidades especificas,interesses,preferências e tendências, bem como pontualidade,participação,responsabilidade e aproveitamento de cada um.
Ainda através da avaliação sistemática, procuramos diagnosticar o ritmo de aprendizagem e a identificação dos mais rápidos,dos médios e dos lentos. Adotamos fichas individual, demonstrada no modelo anexo,para as anotações contínuas das observações,registro de notas e dados relativos a cada aluno.Decorridos quarenta e cinco dias letivos do primeiro período (bimestral) efetuamos a aferição da média bimestral, resultado de cinco avaliações, a saber: teste objetivo,trabalho de pesquisa em equipes, debates entre equipes sobre o tema pesquisado, trabalho individual e notas atribuidas com base nas fichas individuais no que diz respeito aos aspectos qualitativos dos alunos.
Feita a média das avaliações acima mencionadas,chegamos ao seguinte resultado:
2 alunos  com nota 10
2 alunos com nota 9
10 alunos com nota 8
12 alunos com nota 7
9 alunos com nota 6
9 alunos com nota(-6)
Aos nove alunos deficitarios foram dadas orientações e tarefas de recuperação a serem realizadas no decorrer dos quinze dias finais do bimestre.  As tarefas constaram de revisão orientada dos conteúdos ministrados, trabalho de pesquisa individual e resolução de questionáios versando sobre os fatos fundamentais não dominados. observamos a prontidão, o interesse e a compreensão de todos os alunos durante o desenrolar dos trabalhos. No fim do bimestre os 9(nove0 alunos em recuperação foram submetidos a um teste escrito,sobre os conteúdos revistos, e ainda ao teste passado para todos da classe sobre os novos conteúdos.Os nove alunos deficitários obtiveram média igual ou superior a seis (6).
Durante o período de recuperação, o programa continuou normalmente, salvo nos dias destinados à revisão em classe e no dia do teste escrito. Nesses dias, os alunos com aprendizagem regular realizavam tarefas complementares sobre o assunto das aulas. O conteúdo do programa e o processo de avaliação continuaram normalmente durante o segundo bimestre. notamos no seu decorrer um crescimento progressivo na maioria da classe. Sentimos o  entusiasmo dos alunos em face dos resultados obtidos durante a primeira etapa da experiência. A disciplina e a ordem da classe nada deixavam a desejar. Havia interesse, boa vontade e um clima de confiança e simpatia.
A experiência continuou normalmente durante o segundo bimestre. Os alunos foram avaliados através de teste escrito e oral,de pesquisa individual,resumo de texto,interpretação de gráficos estatísticos, resolução de situações-problemas e ainda em atitude, habilidade e precisão, Apenas cinco alunos não foram aprovados.Realizada nova recuperação nos dez últimos dias do bimestre,todos foram aprovados............................................
O que conseguimos verificar leva-nos a crer que o processo poderá ser eficiente. A recuperação da aprendizagem ao longo do periodo escolar produz maior rendimento do que no final do ano.O sistema confere ao aluno estabilidade emocional,confiança no professor e otimismo. O aluno sente que o mestre preocupa-se com o seu crescimento integral..........................................................................................
É, portanto, a criatividade do professor, o seu otimismo, a sua sensibilidade e seu amor à obra educativa o grande recurso no atendemento ao aluno deficitário, sem interrupção das aulas regulares.

OBS:A ficha individual (modelo)  relacionada a este texto,estará na página seguinte,siga a data do mês e verás, analise,adapte que ainda é útil no século XXI OK !

Um comentário:

  1. Ótimo trabalho e um ótimo relatório que demonstra clareza nas palavras, com isso ao ler aprendemos muito sobre recuperação continua.Parabens.

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