quarta-feira, 19 de maio de 2010

CONHECER O NOME DAS PARTES DO CORPO

Esta grade de experiência foi criada por Berges e Lézine,Test d'imitation de gestes,Masson et cie.Paris,1972.
Usada pelos professores da educação infantil do Centro Educacional Freinet de Fortaleza para verificar e acompanhar o desenvolvimento da comprensão e conhecimento do esquema corporal pelas crianças da pré-escola.

CONHECER O NOME DAS PARTES DO CORPO
Em uma primeira etapa a criança apontará as diversas partes do corpo designadas pelo educador; em seguida deverá dizer os nomes.

IDADE                  PARTES DO CORPO               APONTAR                   DIZER O NOME
OBS: a criança aponta em si,no educador,depois diz o nome em si,no educador.Monte a grade.
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de0 a 4 anos          cabelos                              _____________________________________________
                              mãos
                              pés
                              boca
                              orelhas
                              olhos
                              nariz
                              costas
                              ventre
                              joelho
                              dentes
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De 4 a 5 anos         calcanhares___________________________________________________
                               bochechas
                               testa
                               queixo
                               pescoço
                               polegares
                               unhas
                               lábios
                               ombros
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De 5 a 7 anos         cotovelos__________________________________________________
                               cílios
                               punhos
                               sobrancelhas
                               narinas
                               barriga da perna
                               pálpebras
                               tornozelos
                               quadril
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A grade deve ser feita para que os dados coletados sejam marcados,com uma legenda escolhida pelo observador.Importante esta avaliação ser feita individualmente (crianças especiais ou  avaliação específica), poderá ser feita no coletivo,na rodinha de conversa,a experiência de uma criança influencia a outra neste reconhecimento.

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