quinta-feira, 19 de julho de 2012

Desenvolvimento do bom senso de equilíbrio da criança

Esta citação de atividades nos lembra um tempo em que juntarmos as crianças no pátio da escola e com diferentes objetos vivíamos o projeto "brincando e aprendendo" na escola.

É muitoimportante que uma criança desenvolva bem o seu senso de equilíbrio. Ao completar seis anos de idade precisa estar amadurecida para tirar o máximo de vantagens da sua vida escolar,aprendendo a ler e a escrever,introduzida assim ,no processo de alfabetização e letramento. Outra vantagem deste amadurecimento estar nas atividades de recreação, sendo necessário na escola ou em casa ser observado as seguintes experiências:

reparar se a criança é capaz de pular  com um pé só sem cair ou andar sobre uma linha demarcada no chão sem se desviar ? De pular no centro de um círculo sem sair fora ou de apanhar um  lenço com os  dedos dos pés? Estes movimentos não são somente uma brincadeira, mas exercícios importantes que denotama sua capacidade de equilíbrio, cujos progressos estão diretamente ligados ao desenvolvimento de sua personalidade.

Sugestão de exercícios que foram feitos:
1-Faça um círculo com uma corda no chão,para a criançs tentar pular de pés juntos, para dentro e para fora, com os braços abertos.Contar quantas vezes ela consegue pular.
2-Fazer com que a criança  consiga apanhar um lenço com os dedos do pé, jogá-lo para cima apanhar com as mãos.
3-Coloque uma corda de dois metros no chão.Pedir a criança  para pular com os pés juntos, de dentro para fora de fora para dentro repetidamente,até o interesse das crianças.
-4Colocar uma faixa de papel madeira,ou E.V.A., ou TNT grosso, de dois metros,com mais ou menos  10cm de largura.A criança deve andar sem sair da faixa,utilizando o balanceio natural do corpo para mostrar o equilíbrio.Pode também  procurar recuar sobre a mesma faixa sem cair,perder o equilíbrio.

Estas sugestões poderão ser adaptadas consoante a faixa etária da criança e proceder variações e recursos,o que vale é criar situações diversas.Experimente e aguarde novas páginas.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário