domingo, 6 de junho de 2010

TEXTO LIVRE ORAL NA SALA DE AULA-segundo metodologia Freinet

A experiência mostrada na sala de tia nete, maternal, nos mostra na prática a razão explicativa do pensamento de Freinet , quando as crianças falam livremente na escola.
Texto escrito por Freinet: A entrada em classe...
O novo espírito de nossa escola se revela na atitude das crianças antes mesmo de entrarem em classe. Não somos a favor do silêncio,nem da formação militar em que uns se exibem orgulhosamente,....Queremos que nossa escola seja a casa familiar em que o coração se abre e os pensamentos se externam.....não quero dizer que sejamos indiferentes ao bom comportamento ea polidez, com que se preocupam, os pais inteligentes e dignos.... O responsável pelo som põe uma canção ou uma melodia... Não fazemos disso,uma regra,Não fazemos os alunos entrarem cantando, sempre há, animação suficiente nas personalidades infantis.Basta-nos sentir esse impulso, captá-lo, utilizá-lo, explorá-lo pedagogicamente.Reservamos a música, em geral para todas as atividades artisticas, para o momento de cansaço psíquico, para a renovação de virtualidades sintéticas.
A  entrada em  sala de aula é mais ou menos animada e barulhenta.depende dos dias.É mais fecundo para nós que seja animada: é um sinal de vitalidade de que saberemos tirar proveito.Essa criança vem em nossa direção, com pressa de nos participar uma descoberta feita a caminho ou  com uma notícia a nos anunciar.Em  sua pressa,ela se esqueceu de dizer bom-dia; mas sua confiança afetuosa  é o mais delicado dos bons-dias ?Outra traz um objeto para nosso museu-pedra,planta,etc.- ou uma revista ilustrada da qual tiraremos documentos para nosso arquivo.Uma rosa também nos é entregue ou uma fruta...
Essa vida tão confiante, impaciente por se externar, temos o cuidado de não repelir doutoralmente ou com desdém. Ao contrário, deixamos que as expressões bata vigorosamente nas salas de aula da nossa escola, impregnamo-nos dela, para melhor impregnar o nosso dia, para que nosso trabalho corresponda o melhor possível a essas necessidades intimas, cujo segredo as crianças nos revelam.
FREINET:1943p42.

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