quarta-feira, 26 de maio de 2010

Momentos com a Tia Nete

Texto de Freinet-adaptado por tia Vera Braga e tia Mavan

PÃES e ROSAS

As crianças precisam de pão e de rosas.
Têm necessidade do pão do corpo,do pão do espírito,
mas necessitam ainda mais,
do olhar, da voz, do pensamento, da promessa do professor(a).
Precisam sentir que encontraram em você, e
na sua escola ou classe,
a ressonância de falar com alguém que as escute,
de escrever a alguém que as leia ou as compreenda,
de produzir alguma coisa de útil e de belo
que é a expressão de tudo o que trazem nelas,
de generoso e de superar.
è o cântico da alma, como um apelo do ser
para o afeto que nos ultrapassa.
É de tudo isso que vive a criança alimentada
de pão e conhecimentos
que a engrandece e a idealiza
que lhe abre o coração e o espírito.
A criança precisa de pão e de rosas.!
(De Celestin Freinet,1985p105.-Livro;Pedagogia do Bom Senso,Ed Martins Fontes-Brasil-tradução

Este texto nos guiava para o trabalho do texto livre oral e escrito na escola,a partir do maternalzinho,quando a linguagem verbal começava a transceder nas crianças bem pequenas na salinha da tia Leonete(NETE) no Centro Educacional Freinet de Fortaleza.

Tudo acontecia nesta primeira sala escolar,primeira professora. Lágrimas,medo,risos,coragem e descobertas...com o seu jeito faceiro e cativante,tia Nete começava a aula com a chegada de cada criança que soltando a mão da mamãe ou  levando-a pelo braço, buscava um brinquedo,uma folha de papel ou o simples afeto da professora.A criança já chegava na escola dominando a Livre Expressão,aprendida, escutada na familia,na rua e na rodinha preparada na sala de aula para a Conversa Coletiva,esta linguagem fluia com naturalidade e numa velocidade surpreendente, a medida que passava os primeiros dias na escola.
VEJAMOS O REGISTRO DE UM DIA>Escrito por tia Nete no seu Livro da Vida.
"Tia tu sabia que o avião caiu e matou a empregada ?"(Matheus)
Tia eu trouxe um montão de brinquedo para as crianças pobres (Lícia)
Tia quando tu crescer tu vai ficar bem velhinha igual a minha avó ? (Vitória)
Tia, aqui todo mundo tem cara de vaca. (Heitor)
Tia,tia, minha barriga vai crescer e vai criar um bebê. (Joana)
Tia,eu agora sou forte ganhei um computador bem grande. (Matheus)
Menino,tu tem cuidado comigo,porque eu sou vaqueiro de cavalo. (Matheus P)
(sala-maternalzinho-tia Nete,1998 )

OBS:Na sequencia da página,na seguinte, você encontrará fotos e o processo do texto livre trabalhado  na nossa escola,veja !

terça-feira, 25 de maio de 2010

domingo, 23 de maio de 2010

Página do professor. Avaliação e recuperação continua

Relatório de uma experiência em sala de aula (autoria de Hilda Ponciano de Oliveira Lima)

Na escola Freinet, usamos o texto para estudo entre professores e após reflexão, adotamos para nós a metodologia aplicada na recuperação,adaptando-a a nossa realidade, óbvio, e anexamos ao nosso trabalho escolar a Ficha Individual,como grade de desenvolvimento e avaliação.Tínhamos como linha de trabalho  Freinet, mas tudo que era lido, discutido e válido na concepção da equipe freinet de ação pedagógica,colocado na nossa prática docente.
AVALIAÇÃO E RECUPERAÇÃO CONTÍNUA

A avaliação da aprendizagem e a recuperação do aproveitamento escolar são etapas significativas no processo educativo e que se inter-relacionam mutuamente. A avaliação do aproveitamento deverá ter sempre em vista o aluno na sua individualidade, conforme o seu estágio de desenvolvimento físico e mental, levando-se em consideração as condições bio-sócio-econômico, cognitivas, afetivas e psicomotoras, preponderando os aspectos qualitativos da aprendizagem sobre os quantitativos, isto é, o aluno deverá ser observado em todos os momentos e não apenas ser medida a quantidade e a profundidade dos  conteúdos memorizados. Tendo sempre em vista os objetivos propostos no planejamento, a avaliação do aproveitamento deverá ser contínua e compreenderá o acompanhamento do processo de aprendizagem, observando-se a conduta do aluno e usando-se diversos instrumentos pedagogicamente aconselháveis, levando-se em conta,de preferência, a compreensão dos fatos e a percepção de relações que demonstram a capacidade de reflexão e aplicação dos conhecimentos adquiridos, em situações novas.
A recuperação tem por objetivo recuperar o aluno de insuficiências verificadas em seu aproveitamento e deverá ser conduzida prioritariamente como orientação e acompanhamento den  estudos,de acordo com dados concretos da situação do educando. Deverá ser contínua e programada como parte integrante do calendário escolar, durante todo o período letivo, destinando-se a colocar o aluno no ritmo de aprendizagem da classe, mediante o diagnóstico e especificação das dificuldades e a aplicação de métodos e técnicas adequadas à sua superação. O aluno que demonstre aproveitamento insuficiente em qualquer etapa do processo regular de aprendizagem deverá ser submetido a novas avaliações após a recuperação contínua e sua nota  ou conceito será resultante não apenas de aferição singular, mas de várias e diversificadas avaliações.
É o relato que iniciamos, resultado de uma experiência realizada em uma Escola de 1ºgrau ,sétima série,turma de quarenta e quatro alunos. (atualmente,Ensino Fundamental) Iniciamos a experiência conscientizando os alunos do trabalho a ser realizado durante o ano letivo. Mostraram-se interessados, otimistas e valorizaram a recuperação paralela e contínua. Cada aluno foi comparado consigo mesmo, dentro de suas possibilidades e limitações.Observou-se o que realizavam e o que poderiam realizar em situações escolares ao nível do curso ou do trabalho realizado. onstituiu preocupação primordial estudar e identificar os alunos,  levando em consideração seus hábitos, habilidades especificas,interesses,preferências e tendências, bem como pontualidade,participação,responsabilidade e aproveitamento de cada um.
Ainda através da avaliação sistemática, procuramos diagnosticar o ritmo de aprendizagem e a identificação dos mais rápidos,dos médios e dos lentos. Adotamos fichas individual, demonstrada no modelo anexo,para as anotações contínuas das observações,registro de notas e dados relativos a cada aluno.Decorridos quarenta e cinco dias letivos do primeiro período (bimestral) efetuamos a aferição da média bimestral, resultado de cinco avaliações, a saber: teste objetivo,trabalho de pesquisa em equipes, debates entre equipes sobre o tema pesquisado, trabalho individual e notas atribuidas com base nas fichas individuais no que diz respeito aos aspectos qualitativos dos alunos.
Feita a média das avaliações acima mencionadas,chegamos ao seguinte resultado:
2 alunos  com nota 10
2 alunos com nota 9
10 alunos com nota 8
12 alunos com nota 7
9 alunos com nota 6
9 alunos com nota(-6)
Aos nove alunos deficitarios foram dadas orientações e tarefas de recuperação a serem realizadas no decorrer dos quinze dias finais do bimestre.  As tarefas constaram de revisão orientada dos conteúdos ministrados, trabalho de pesquisa individual e resolução de questionáios versando sobre os fatos fundamentais não dominados. observamos a prontidão, o interesse e a compreensão de todos os alunos durante o desenrolar dos trabalhos. No fim do bimestre os 9(nove0 alunos em recuperação foram submetidos a um teste escrito,sobre os conteúdos revistos, e ainda ao teste passado para todos da classe sobre os novos conteúdos.Os nove alunos deficitários obtiveram média igual ou superior a seis (6).
Durante o período de recuperação, o programa continuou normalmente, salvo nos dias destinados à revisão em classe e no dia do teste escrito. Nesses dias, os alunos com aprendizagem regular realizavam tarefas complementares sobre o assunto das aulas. O conteúdo do programa e o processo de avaliação continuaram normalmente durante o segundo bimestre. notamos no seu decorrer um crescimento progressivo na maioria da classe. Sentimos o  entusiasmo dos alunos em face dos resultados obtidos durante a primeira etapa da experiência. A disciplina e a ordem da classe nada deixavam a desejar. Havia interesse, boa vontade e um clima de confiança e simpatia.
A experiência continuou normalmente durante o segundo bimestre. Os alunos foram avaliados através de teste escrito e oral,de pesquisa individual,resumo de texto,interpretação de gráficos estatísticos, resolução de situações-problemas e ainda em atitude, habilidade e precisão, Apenas cinco alunos não foram aprovados.Realizada nova recuperação nos dez últimos dias do bimestre,todos foram aprovados............................................
O que conseguimos verificar leva-nos a crer que o processo poderá ser eficiente. A recuperação da aprendizagem ao longo do periodo escolar produz maior rendimento do que no final do ano.O sistema confere ao aluno estabilidade emocional,confiança no professor e otimismo. O aluno sente que o mestre preocupa-se com o seu crescimento integral..........................................................................................
É, portanto, a criatividade do professor, o seu otimismo, a sua sensibilidade e seu amor à obra educativa o grande recurso no atendemento ao aluno deficitário, sem interrupção das aulas regulares.

OBS:A ficha individual (modelo)  relacionada a este texto,estará na página seguinte,siga a data do mês e verás, analise,adapte que ainda é útil no século XXI OK !

quarta-feira, 19 de maio de 2010

TEXTO DE Dorothy Law Nolte

Impresso e divulgado entre os pais da Educação Infantil,durante as reuniões ,entrega de relatórios,etc. Muitas vezes lido e refletido entre pais e professores.


AS CRIANÇAS APRENDEM O QUE VIVEM


SE A CRIANÇA VIVE COM CRÍTICAS,

ELA APRENDE A CONDENAR.

SE A CRIANÇA VIVE COM HOSTILIDADE,

ELA APRENDE A AGREDIR.

SE A CRIANÇA VIVE COM ZOMBARIAS,

ELA APRENDE A SER TÍMIDA.

SE A CRIANÇA VIVE COM HUMILHAÇÃO,

ELA APRENDE A SE SENTIR CULPADA.

SE A CRIANÇA VIVE COM TOLERÂNCIA

ELA APRENDE A SER PACIENTE.

SE A CRIANÇA VIVE COM INCENTIVO,

ELA APRENDE A SER CONFIANTE.

SE A CRIANÇA VIVE COM ELOGIOS,

ELA APRENDE A APRECIAR.

SE A CRIANÇA VIVE COM RETIDÃO,

ELA APRENDE A SER JUSTA.

SE A CRIANÇA VIVE COM SEGURANÇA,

ELA APRENDE A TER FÉ.

SE A CRIANÇA VIVE COM APROVAÇÃO,

ELA APRENDE A GOSTAR DE SI MESMA.

SE A CRIANÇA VIVE COM ACEITAÇÃO E AMIZADE,

ELA APRENDE A ENCONTRAR AMOR NO MUNDO.

CONHECER O NOME DAS PARTES DO CORPO

Esta grade de experiência foi criada por Berges e Lézine,Test d'imitation de gestes,Masson et cie.Paris,1972.
Usada pelos professores da educação infantil do Centro Educacional Freinet de Fortaleza para verificar e acompanhar o desenvolvimento da comprensão e conhecimento do esquema corporal pelas crianças da pré-escola.

CONHECER O NOME DAS PARTES DO CORPO
Em uma primeira etapa a criança apontará as diversas partes do corpo designadas pelo educador; em seguida deverá dizer os nomes.

IDADE                  PARTES DO CORPO               APONTAR                   DIZER O NOME
OBS: a criança aponta em si,no educador,depois diz o nome em si,no educador.Monte a grade.
_________________________________________________________________________________
de0 a 4 anos          cabelos                              _____________________________________________
                              mãos
                              pés
                              boca
                              orelhas
                              olhos
                              nariz
                              costas
                              ventre
                              joelho
                              dentes
__________________________________________________________________________________
De 4 a 5 anos         calcanhares___________________________________________________
                               bochechas
                               testa
                               queixo
                               pescoço
                               polegares
                               unhas
                               lábios
                               ombros
_______________________________________________________________________________
De 5 a 7 anos         cotovelos__________________________________________________
                               cílios
                               punhos
                               sobrancelhas
                               narinas
                               barriga da perna
                               pálpebras
                               tornozelos
                               quadril
_________________________________________________________________________________
A grade deve ser feita para que os dados coletados sejam marcados,com uma legenda escolhida pelo observador.Importante esta avaliação ser feita individualmente (crianças especiais ou  avaliação específica), poderá ser feita no coletivo,na rodinha de conversa,a experiência de uma criança influencia a outra neste reconhecimento.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

LEITURA e OPINIÃO sobre CANUDOS-dos alunos

OPINIÃO
de Ana Zuleide C Novaes(6ªsérie/1997)
Há muito tempo atrás aconteceu uma revolta chamada de Canudos.Essa revolta  ocorreu porque a população nordestina pobre sentiu-se desgraçadamente miserável pela exploração latifundiária e pela transição da monarquia para a república,que impunham-lhes pesadas condições de viver,como:casamento civil e principalmente a cobrança de altos impostos.
O povo viu na figura de Antonio Conselheiro a salvação para os seus problemas.Esse acontecimento ocorreu no Nordeste,no sertão da Bahia,às margens do rio Vasa Barris.
Participaram do conflito,camponeses,escravos,índios,mestiços contra os senhores de terra,o exército da republica e a Igreja.

OPINIÃO
Carlos Alberto M Lopes Filho (7ªérie-1997)
O seminário nos falou de uma revolta que aconteceu no Nordeste,no sertão da Bahia.Canudos teve a importância de,segundo o professor Fábio,"de criar uma consciência social onde o trabalho igualitário mostra o seu poder interior de luta e de solidariedade  pelo bem comum". Eu concordo com isso porque ninguém pode impedir que uma pessoa trabalhe na terra.É por causa disso que está se formando várias guerras.
As pessoas envolvidas na Guerra de Canudos eram:camponeses,escravos,índios,mestiços e a Igreja. A causa da  revolta foi devido a exploração dos grandes proprietários de terra e também a transição do Brasil império para a republica.Isso foi a revolta de Canudos.

Entre produção de textos,desenhos mediados por modelos originais,livre  debate e outras atividades sobre o tema, o alunado aprendeu,conheceu e viajou na História do Brasil, a partir da Guerra de Canudos.
Aproveita esta página e faça também uma releitura sobre a Guerra de Canudos,existem livros,filmes,documentários,revistas sobre o assunto.Muito rico e interessante !!!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Desenho Livre sobre Canudos




SEMINÁRIO na ESCOLA sobre CANUDOS:1897-1997.cem anos...

A comemoração dos cem anos de CANUDOS,no Brasil,foi relembrado no meio escolar através da técnica educativa de Freinet chamada de Complexo de Interesse.
O complexo de interesse,teve a sua origem em Decroly,médico que introduziu nos círculos educativos os elementos do globalismo.O método global e posteriormente "Os Centros de Interesses".Mas segundo Freinet,admirador do Dr.Decroly,afirmava na década de 1960:"Decroly foi traído por todos aqueles que, na Bélgica e na França,tornaram escolástico o método global,transformando-o numa caricatura metodológica."Na pedagogia Freinet,os centros de interesses de Decroly ,originaram então Os complexos de interesses.
Desta forma realizamos um seminário, uma semana de estudo integrado sobre a Guerra de Canudos,e uma série de atividades relacionadas,no Ensino Fundamental II.(da 5ª até a 8ªsérie)
Participaram alunos,educadores e comunidade.
O seminário teve como título:" 100 anos de Canudos.Embarque nesta História"
I´nicio:26 de setembro até 09 de outubro de 1997

Mostragem de algumas vivências
TEXTO LIVRE
A escola no período de 26 de setembro até 9 de outubro trabalhou o "complexo de interesse"-cem anos de Canudos-O evento ocorreu na sede do MISEF,objetivando mostrar para os jovens,os pais e outras pessoas da comunidade a importância dos movimentos populares na História do Brasil,essencialmente CANUDOS,no nordesta brasileiro.
O seminário,aberto a comunidade,foi organizado pelo professor Fábio Alcântara a pedido da Direção.Contou com palestras, documentários exibidos em telão,teatro feito pelos alunos,mesa redonda com os professores e alunos do colégio,etc.Os alunos também tiveram o privilegio-numa aula passeio- de assistir o filme sobre Canudos exibido no São Luis Iguatemi,recebendo a escola uma fita cassete VHS, sobre a montagem do filme.
Todos os professores em diversas disciplinas ,português,música,matemática...,trabalharam o tema em sala de aula,paralelo ao acontecimento do seminário.
A equipe Freinet de educação está de parabéns.
Autor:Ronald Cajazeiras